Janeiro 20 2010

 

 

 

 

Esta entrevista foi realizada no ICBAS e tem como objectivo recolher informações importantes e indispensáveis a cerca da Medicina Legal.
 
Entrevistada:
Nome: Maria José Carneiro de Sousa Pinto da Costa
Profissão: Médica Legista e Professora no ICBAS
Anos de experiência: 32 anos
 
1- Se tivesse de descrever a sua profissão como a descreveria?
            Como médica legista, eu descreveria a profissão de medicina legal muito entusiasmante e desafiadora. É uma profissão que todos gostam, porque tem um pouco de louco, polícia e de médico, o que é aquilo que normalmente as pessoas são. Também a acho gratificante, pois a medicina legal tem um papel social muito relevante e contribui para o bem-estar das pessoas.
 
2- O que a levou a escolher a área de medicina legal?
            O que me levou a escolher a área de medicina legal foi o facto de eu gostar da área de tanatologia, ou seja, das autópsias. Na minha época, as cadeiras do professor Pinto da Costa eram muito apelativas e entusiasmantes. Também havia excesso de médicos e algumas especialidades das quais eu não gostava. Essencialmente o que me levou a escolher a área de medicina legal foram as aulas do professor Pinto da Costa. Tanto foram que eu acabei por me casar com ele. (risos)
 
3- Ao longo da sua carreira profissional qual foi a causa de morte que a mais chocou?
            Todas as mortes das crianças. Homicídios, ou seja, infanticídios. Houve um que eu ainda me lembro, em que uma rapariga estudante universitária matou o filho, devido a problemas de desonra. Era solteira, não era daqui da zona, não sabia como justificar a sua gravidez perante a família, tinha falta de apoio, que na altura se dava ás mães solteiras… tudo isto levou a que ela cometesse aquele acto. Ainda hoje me lembro da autópsia e de todo o caso.
 
4- Que tipo de competências os alunos podem adquirir a partir deste curso?
            Saber fazer o diagnóstico de uma autopsia, ter um conhecimento geral da biologia e da toxicologia, saber fazer uma autópsia e saber também a avaliação do dano, especialmente a nível penal, uma vez que a medicina legal funciona muito mais para os vivos do que para os mortos. Nós examinamos mais de dez mil pessoas vivas por ano e autopsias são mil. Contudo, as autópsias são as que causam um maior impacto social.
 
5- Para aqueles que pretendem seguir esta área, que mensagem lhes transmitiria?
            Primeiro tirem uma especialidade noutro ramo, uma vez que eu estou convencida que a medicina legal não é uma especialidade médica. A medicina legal é um mundo e eu não posso saber tudo. Eu não posso saber tudo a cerca da biologia, da toxicologia, da clínica... Se assim fosse, eu seria uma super especialista. A medicina legal é uma sub especialidade de uma especialidade. (ver video)
   www.youtube.com/watch
 

6- Há quantos anos se encontra nesta área?

            Há 32 anos. Já sou muito experiente (risos).

  

7- Sente que desde então existem mais pessoas interessadas em medicina legal?

            Sim, antes a medicina legal era aquela profissão que cheirava mal, por causa das autópsias, dava pouco dinheiro e haviam muito poucos médicos. A partir dos anos noventa a medicina legal foi equiparada à medicina em termos de remuneração. Desta forma, começaram a aparecer mais pessoas interessadas. Também o facto de existirem séries televisivas hoje em dia, tal como o CSI, levou a que as pessoas procurassem mais esta área.

8- Considera que a medicina legal tem evoluído ao longo dos tempos?

 (ver video)

 
 

9- Quais as técnica utilizadas na realização de uma autopsia?

  (ver video)
www.youtube.com/watch
 
10- A que áreas se encontra a Medicina Legal ligada?

            A todas. A medicina legal hoje em dia esta ligada a todas as especialidades clínicas e medicas. Mas não só. Também está ligada á toxicologia, á farmacêutica, á área da biologia, á balística, em casos de armas de fogo, á engenharia e também á própria electrónica, para a identificação de vozes.

 

 

 

 

 

 

 

publicado por cienciaforenseap às 09:34

mais sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


pesquisar
 
blogs SAPO